A JUDICIALIZAÇÃO DA POLÃTICA NO SISTEMA JURÃDICO BRSILEIRO E A POLITIZAÇÃO DA JUSTIÇA

José Benedito LOPES

Resumo


O presente resumo se propõe a discutir o instituto conferido pela Constituição Federal Brasileira de 1988 ao Poder Judiciário, face à Judicialização da Política e também o fenômeno da Politização da Justiça, tratando de seus conceitos, distinções e suas peculiaridades, de forma concisa e clara. Este segundo tema ganha evidência frente ao destaque, cada dia mais comum, que a mídia vem dando as ações do Judiciário perante a atual realidade da sociedade, tendo em contrapartida a Judicialização da Política, que ocorre sempre que determinadas decisões que, a priori, caberiam a um poder distinto, acabam por deslocarem-se ao âmbito do judiciário. Não obstante, para facilitar o entendimento, o presente resumo, fundando no método teórico, também se utiliza de pesquisa bibliográfica, artigos de fontes eletrônicas e jurisprudências.


Palavras-chave


Judicialização da Política; Poder Judiciário; Politização da Justiça e Ativismo Judicial

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em:< http://www.planalto.gov.br >. Acesso em 17 de novembro de 2017.

JÚNIOR. Faustino da Rosa. O Problema da Judicialização da Política e da Politização do Judiciário no Sistema Constitucional Brasileiro. Disponível em < https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=833 > Publicado em 18 de setembro de 2008. Acesso dia 15 de novembro de 2017.

MOTTA, Sylvio. BARCHETE, Gustavo. Curso de Direito Constitucional, 2ª ed, Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2009.

NOHARA. Irene. Judicialização da Política versus Politização do Judiciário. Disponível em < http://direitoadm.com.br/judicializacao-da-politica-x-politizacao-judiciario/ >Publicado em 22 de março de 2017. Acesso em 15 de novembro de 2017.

TORQUATO. Gaudêncio. A Politização do Judiciário. Disponível em < http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI10541,51045-A+Politizacao+do+Judiciario.> Publicado em 15 de maio de 2005. Acesso dia 17 de novembro de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

ISSN 2359-3474