AS DIFICULDADES DA ADOÇÃO HOMOAFETIVA: DIREITO X RELIGIÃO

Rafaela de Fátima VELO

Resumo


A adoção homoafetiva é considerada um tema polêmico da atualidade. A falta de legislação específica para o instituto deixa aberta para discussões sobre o assunto, o que ocasiona algumas dificuldades em sua aceitação. Dentre essas dificuldades tem-se a religião, que se mostra grande formadora de opiniões, pois o que é pregado em suas igrejas e templos geralmente é absorvido pelos fiéis, que repassam a sua convicção aos demais. O motivo de escrever sobre o tema é exibir aos leitores os posicionamentos favoráveis e contrários ao instituto e exibir aquilo que está sendo adotado pelos nossos Tribunais Superiores e também o que está sendo proposto para alterar nossa legislação para preencher essa lacuna legal.


Palavras-chave


Adoção; Legislação; Religião.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Constituição Federal. Disponível em: . Acesso em 27 nov. 2017.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente - Lei nº 8.069/90. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.

LEAL, Luciana Nunes. Igreja reforça posição contra aborto e adoção de crianças por homossexuais. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.

LIBERATI, Wilson Donizeti. Direito da Criança e do Adolescente (Coleção de Direito Rideel). 3 ed. São Paulo: Rideel, 2009.

LIMA, Wilson. Deputada quer proibir adoção por casal homoafetivo. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2016.

LOPES, Pâmella Duarte. Os Novos Arranjos de Família no Direito Brasileiro. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.

OGGIONI, Alessandra. Religião versus homossexualidade: como as igrejas acolhem os gays? Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.

POMPEU, Gina Marcílio; MARTINS, Nardejane. Novas Famílias do Século XXI: O Reconhecimento e a Positivação da União entre Pessoas do Mesmo Sexo. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.

VATICANO. Catecismo da Igreja Católica. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

ISSN 2359-3474