A IMPORTÂNCIA DA INTERVENÇÃO ESTATAL NA PREVIDÊNCIA SOCIAL

Paulo Vinicio Cosme CARVALHO, Thiago da Silveira Pereira CAMPOS

Resumo


O presente estudo irá discorrer sobre a importância da intervenção do estado na previdência social, bem como as mudanças provenientes da reforma da mesma irá impactar positiva e negativamente a vida dos cidadãos brasileiros. O tema ainda está sendo bastante abordado no meio acadêmico e doutrinário, uma vez que este é um assunto bastante controverso. Para alguns estudiosos, tal reforma não passa de uma mera forma de explorar a mão de obra das classes mais pobres, enquanto que para outros, é uma perspectiva de avanço social e de assegurar que no futuro o trabalhador possa usufruir de tal benefício previdenciário.


Palavras-chave


Reforma, previdência, intervenção.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, José Eustáquio Diniz; VASCONCELOS, Daniel de Santana; ALVES DE CARVALHO, Angelita. Estrutura etária, bônus demográfico e população economicamente ativa no Brasil: cenários de longo prazo e suas implicações para o mercado de trabalho. Texto para Discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2010.

AMADO, Frederico. Direito Previdenciário. 8ª ed. Editora Juspodivm. 2017.

BRASIL. Constituição Federal Brasileira de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm >. Acesso em: 30 de nov. 2017

CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. 19ª ed. Editora Forense. 2016.

CASTRO, Carlos Alberto Pereira de; LAZZARI, João Batista. Manual de Direito Previdenciário. 20ª ed. Editora Forense. 2017.

CONCEIÇÃO, Ivone Renor da Silva et al. Aumento da Expectativa de Vida no Brasil. 2017.

EDUARDO, Ãtalo Romano; EDUARDO, Jeane Tavares Aragão. Curso de Direito Previdenciário Teoria, Jurisprudência e Questões. 10ª Ed. Editora Elsevier. 2013.

KHOURY, Hilma Tereza Tôrres et al. Por que Aposentados Retornam ao Trabalho? O Papel dos Fatores Psicossociais. Kairós Gerontologia. Revista da Faculdade de Ciências Humanas e Saúde. ISSN 2176-901X, v. 13, n. 1, 2010.

NASRI, Fabio. O Envelhecimento Populacional no Brasil. Einstein. v. 6. n. Supl 1. 2008.

PORTAL, G1 de notícias. Mais de um Terço dos Aposentados Continua Trabalhando, diz Pesquisa. 2016. Disponível em: Acesso em: 30 nov. de 2017.

SANTOS, Roberto Carvalho. Cartilha Sobre a Reforma da Previdência Social Regime Geral da Previdência Social.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

ISSN 2359-3474